Tópico: Entenda o que é IKS, SKS e CS  (Lida 151108 vezes)

0 Membros e 8 Visitantes estão vendo este tópico.


Offline Davi

  • Novato
  • *
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
« Online: 14 de Janeiro de 2012, 01:46 »
FTA significa Free To Air, em ingles, e para nós - livres no ar.  Eles se referem a sinais que vem de satelites.

Essa tecnologia hoje praticamente morta em todo o mundo, continua no Brasil devido aos interesses comerciais de algumas emissoras e devido tambem a uma realidade social muito importante que faz que nao se pode deixar isso obsoleto ou desativar rapidamente, porque deixaria sem comunicaçao a uma enorme populaçao de baixos recursos. Mas ainda assim tem seus dias contados, ja que o avanço das pequenas e poderosas antenas da banda KU tem sido enorme nestes ultimos tempos.

Existem vários satélites com disponibilidade destes canais. Todos eles livres, free, gratuitos e completa e absolutamente legais. Isso com qualquer dos receptores sera possivel receber o sinal.

Mas tambem existe uma outra realidade e é que estes mesmos aparelhos FTA ,com modificaçoes no software, funcionam e podem ser convertidoa e serem capazes de receber inclusive canais codificados cuja segurança ja ficou obsoleta.

Primeiramente vamos ao que significa e como funciona cada uma destas tecnologias:

Card Sharing
 
Basicamente é o compartilhamento de cartões das operadoras. Para melhor simplificar, o Card Sharing, ou o popular C.S, ocorre da seguinte maneira: o dono do C.S que você vai usar, ele assina com uma operadora, e na assinatura, ele recebe uma antena, e um receptor com um cartão dentro, e neste cartão contém todos os dados necessários para que ele receba todos os canais que contratou. Após ter feito toda a instalação do receptor, e ter apontado a antena para o satélite da operadora que ele deseja liberar, o dono do servidor conecta seu receptor a internet, e envia todos os dados de seus cartões para os usuários da internet, que também tem seus receptores conectados a internet. Mas é claro que não é de graça, logicamente ele vai cobrar uma taxa por isto. E dependendo do servidor que você usar, pode ficar travando, isso pode acontecer.
 
C.S não é aconselhável pois este ato está prescrito como crime no artigo 184 do código penal, parágrafo 3, tanto para quem fornece os dados para os usuários, e tanto para quem os recebe pagando a taxa cobrada. Claro que quando desmontam/acabam com um servidor de C.S, nem todos vão presos, mas pelos menos uns usuários vão junto. Então fique bem longe disto, e outra coisa, este assunto está proibido no nosso fórum, não venham nos pedir suporte sobre isto, por favor.

IKS:

IKS - Internet Keys Sharing - Partilha das Chaves via Internet: é quase a mesma coisa que o C.S, o que diferencia um do outro é a gratuidade alem da forma como sao enviadas as keys. Mas diferente do C.S, você não tem os dados do servidor ou coisa parecida, as KEYS, chegam ao seu receptor via internet e os canais são decodificados.
 
O que você precisa para usar o IKS?

No IKS, alguns receptores precisam de adaptadores/dongles, que são aparelhos criados para serem usados no sistema IKS e SKS.
O Dongle nao é outra coisa que um aparelinho, ou interfase eletronica feito para aproveitar os velhos modelos de receptores, que nao tinham as possibilidades de hardware para se conetar na internet ou receber um segundo satelite no mesmo aparelho.
Pois bem, nestes dongles, você o conecta na internet usando os cabos que vêem junto a ele, e também o conecta no seu receptor. Assim o dongle vai receber as KEYS, e enviá-las de forma ordenada a seu receptor, assim conseguindo liberar os canais da operadora desejada. Também existem alguns receptores que usam IKS sem a necessidade de dongles, uma vez que já estam preparados para iks.

SKS
 
SKS - Satellite Key Sharing - Partilha das Chaves via Satélite. É um sistema um pouco diferente. Primeiramente que não se usa conexão com a internet, e também é necessário (até agora), mais de uma antena, no caso duas. Bem, mas por que duas antenas? Bem, no CS e no IKS, a gente recebe as KEYS, de um servidor na internet, já no SKS, as KEYS são recebidas de um servidor em um satélite, por isso duas antenas. Uma antena fica apontada para o satélite que vai receber as KEYS, que na atualidade, é o satélite Telstar 12 (agora também existe o Hispasat) para todos os dongles - cada um tem seu servidor pois  não é o mesmo para todos os dongles, pois cada marca querem que seu servidor seja o melhor, fazendo assim aumentar a vendas. O problema deste sistema, é que costuma sair mais caro do que os outros, por precisar de mais uma antena e um dongle, fica mais caro ainda se for pagar um instalador pra fazer toda a configuração e instalação, mas creio que não se precisa pagar nada pra nenhum instalador, pois procurando e lendo você vai achar muitos tutorias sobre isto, e se você tiver alguma duvida quanto a este e aos outros sistemas, a cada dia surgem novas informaçoes e topicos. Existem vários modelos de dongles de diferentes marcas no mercado.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2012, 01:53 por Davi »
"você tem a opção de escolher o que plantar, mas é obrigado a colher o que plantou"